sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Amor recíproco e infeliz...

O amor é dito com o mais lindo e mais sublime sentimento, chega como uma serpente sorrateira que implanta seu veneno, e ele se espalha com a maior perspicácia. A gente não vê quando o amor acontece por isso não sabemos como acontece. Silencioso? sorrateiro? com certeza, mais isso é só o inicio, depois que toma todo o corpo, e é como um grito abafado, que é movido por uma dor viciante e ininterrupta. Lindo? sublime? é a luz que fica na saída, a luz que todos querem alcançar.
O percurso,a estrada, o caminho...Os amantes estão apaixonados ou seja, estão sofrendo por amos, e o que é mais incrível, estão gostando de sofrer. Nas historias amar significa sofrer.
Eles se amam mais não conseguem superar os obstáculos e serem felizes juntos, obstáculos impostos por eles mesmos. É o amor recíproco infeliz.
- Teu suspiro infla a vela do meu barco.
- Eu navego a deriva dos teus beijos.
E o amor leva a insegurança, e a mesma leva ao medo.
- Eu tive medo de você não gostar mais de mim, então tentei parar de gostar de você antes. E você ficou sozinho gostando de mim, e eu fiquei sozinha gostando de você.
O amor é forte como a morte, o amor é louco...

ADEUS...
- Quanto mais longe de ti mais te desejo.
Ela não pede que ele a entenda, apenas pede que respeite esse louco querer.
- Apenas te peço que aceite o meu estranho amor.
Os amantes foram feitos muito para eles mesmos e lutam pelo direito desse estranho amor, e o mais estranho, é que basicamente eles lutam contra eles mesmos, ou melhor, pelas barreiras que eles impuseram.
- A felicidade dos amantes só comove pela expectativa da infelicidade que os ronda.
SEM SOFRIMENTO NÃO HÁ ROMANCE
E lá se vão os amantes, em uma nova aventura em busca de sofrimento, separados, aparece uma terceira pessoa. E esta se aproveita do amor recíproco e infeliz, porém verdadeiro para ter o seu “ happy end”. Então os verdadeiros amantes se dão conta:
- Enquanto eu me escondia a sombra de uma história, outro recebia o beijo da glória.
É típico dos romances, os amantes sempre se “encontram” tarde de mais. E agora o que resta? Fingir que o tempo passou a nosso favor? Aprender com a rotina?
Não...
O amor é atiçado pelo sofrimento,ou ele vai virar cobrança e vai acabar a paz, ou ele vai virar rotina e os amantes vão morrer de tédio.
MORRER...
Morrer em romances só se for por amor.
- Quem não morre do seu amor, dele não merece viver...
E se morreu é a prova de que amou absolutamente.
MORAL DA HISTÓRIA...
Os amantes não se amam, se eles se amassem ficariam juntos. Eles amam o amor, gostam de se sentir apaixonados, é como uma droga, a paixão é uma forma de embriaguez que vira um vício.
A pessoa que ama desse jeito é tão egoísta que só consegue amar uma coisa que faz parte de si mesma o amor. E o castigo é a overdose da paixão, eles morrem e o amor recíproco e infeliz, e egoísta, é eternizado no leito da morte.
FIM...



Jheu Fonseca "Romance"

3 comentários:

  1. Pois é... Otimo dilema... Sofra e morra feliz por tentar, ou viva pensando no que poderia ter feito.
    Mas quanto ao egoismo acho que depende da pessoa. Algumas pessoas amam por amar. Sem pedir nada em troca, sem cobrar juras de amor. Outras tem necessidade de amor...
    Creio que a segunda é sim de certo modo egoista. Pois ao primeiro sofrimento, desiste...
    O bom romantico é senão aquele que sempre vê no sofrimento, assim como os otimistas, o sol em meio a uma tempestade.
    É como voce disse: "...o amor é louco."

    PS: amo seus pensamentos...

    ResponderExcluir
  2. Não acredito no egoísmo acima citado.
    Quando um dito amante desiste de seu Amor(entendam Amor como a pessoa a quem se ama, ou ao próprio sentimento e o que este causa; assim como bem quiserem) no primeiro sinal de dificuldade, este simplesmente não amava.
    O amor do modo que é popularmente conhecido, este sim é extremamente egoísta. A possessividade de dois mútuos amantes é tamanha que um não é mais capaz de deixar o outro, mesmo que isto, a curto médio ou longo prazo, seja melhor para o amado.

    O amor tal qual a paixão significa sim sofrer. Não trato de platonismo, mas sim do Amor Recíproco e ainda sim Infeliz.

    Sim, Jhéssica, eu acredito na Tristeza. Assim como até mesmo a Beleza, e seu encanto irrefutável, podem ser tristes, também haverá Tristeza irremediável em todas as outras coisas.

    Amar uma pessoa de modo infeliz mesmo que reciprocamente é ser capaz de deixá-la livre para ser feliz independentemente de ser com este primeiro amante ou com qualquer outra pessoa. É querer tanto o bem do outro de ser capaz de abandonar sua própria felicidade para que este outro possa ser feliz, ainda que longe do primeiro.

    É se deixar ser apenas todo o Silêncio do mundo com pouco, muito pouco Som; sentir o corpo e a alma queimar de ciúmes e ainda sim abafar o grito; é poder conter todo o Desejo e todo o Querer; é suportar ser o mais triste de todos os homens para que Ela seja feliz mesmo que nos braços de um outro; é tentar inutilmente ser feliz apenas com a felicidade dela...

    ResponderExcluir