segunda-feira, 22 de março de 2010

Robôs sociais

Quando nascemos à sociedade já era existente, e todas as suas leis e regras também. Então o nosso dever ao nos tornarmos mais responsáveis é nos adequar a esse modelo social a que nos foi imposto. A sociedade funciona como um poder maior, que condiciona controla e organiza todas as ações, as limitando com uma ameaça de punição.
Toda essa introdução ao tema “Sociedade” e o “Ser” me leva a uma série de dúvidas, baseadas nas minhas vontades. O que seria o certo¿ uma ação que é certa para mim, pode não ser certa para a sociedade, e vice-versa. Então o que devemos fazer¿ agir como robôs, não desapontando a família, que é a maior base da sociedade¿ ou cada um fazer o seu próprio código de conduta¿
Semana passada pela primeira vez eu tive uma aula de Filosofia e Ética, e ao professor citar alguns temas polêmicos como esse, alguns alunos da sala se revoltaram, e disseram que esses assuntos não são discutíveis. Porque não são discutíveis¿ Porque a sociedade impôs isso, se não discutimos, não vamos fazer perguntas, se não fizermos perguntas não vamos querer respostas e por aí vai. Vou usar um termo meio chulo que o professou usou, “a sociedade coloca todos nós como jegues com viseiras que só olham p\ frente e não questionam nada”.
Todos nós temos direito de saber mais, questionar, querer desapontar a sociedade e entre várias coisas. Nem sempre o que a família e a sociedade impõem para nós, é o melhor. Eu quero ter o direito de tomar minhas próprias decisões, só temo que quando tiver coragem para afrontar e tentar fazer o que eu quero, seja tarde de mais.

Jheu Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário